Agenda Territorial

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Meliponicultura da Baixada Maranhense ganha Comitê Gestor




No dia 08 de junho, na Agencia de Negócios do SEBRAE em Pinheiro, ocorreu a formação do Comitê Gestor do Projeto Meliponicultura da Baixada Maranhense.

O projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenos Empresas – SEBRAE, que ao longo dos últimos 5 anos, tem promovido o desenvolvimento da Meliponicultura, consolidando-a como uma atividade expressiva para o desenvolvimento da Baixada Maranhense, já que esta apresenta todas as condições ambientais necessárias para a atividade.

Meliponicultura é a atividade de criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos). O mel das abelhas sem ferrão é saboroso, diferenciado e reconhecido por suas importantes propriedades funcionais sobre a saúde humana. Através do trabalho de pesquisadores pioneiros, cada vez mais a meliponicultura vem sendo reconhecida como uma atividade capaz de fornecer uma significativa agregação de renda para diversas comunidades no país.

Os avanços na atividade só estão sendo possíveis em virtude que o projeto favoreceu inovações tecnológicas na produção, como também promoveu a organização dos meliponicultores em associações e cooperativa. Outra ação é a assessoria para comercialização dos produtos, os quais passaram a ter uma melhor apresentação, acessando novos mercados até então inacessíveis.

Através do projeto os meliponicultores têm participado de vários eventos nacionais, configurando-se em oportunidades que estão tendo para apresentação de seus produtos e formalização de acordos comerciais para venda da produção.

Com a constituição desse comitê gestor, instaura-se uma nova fase, já que se espera com esta ação promover a atuação integrada das instituições, tanto de apoio como representativas da meliponicultura. Outro ganho é o fortalecimento da governança do projeto.

O CODETER da Baixada Ocidental Maranhense passa a compor este comitê assim como Banco do Brasil/Fundação Banco do Brasil, CONAB, Agencia de Pesquisa e Extensão Rural do Maranhão – AGERP, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Secretaria de Estado da Agricultura do Maranhão – SAGRIMA, Associações e Cooperativa dos Meliponicultores da Baixada Maranhense, entre outros.

Como fruto dessa articulação institucional, o Banco do Brasil, através da sua Fundação Banco do Brasil, aprovou um Convênio com a Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada Maranhense – COAMEL, para construção do Centro de Referência em Meliponicultura, já que esta atividade é foco de atuação do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS desta instituição. Isto representa um grande avanço para a região.

Com a implantação do Comitê Gestor, espera-se o desenvolvimento de ações, projetos e programas que venham a dinamizar muito mais a atividade da meliponicultura na Baixada Maranhense, tornando-a referência no contexto nacional e internacional como produtora de mel a partir de melíponas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escritório CODETER TR BOM - Pinheiro-MA


Visualizar Escritório do CODETER / Pinheiro em um mapa maior