O Ministério da Ciência e Tecnologia está oferecendo uma excelente oportunidade para transformação dos municípios em Cidades Digitais.
Cidade digital é um termo que está na moda e por isso tem significados diferentes para diferentes pessoas. Para o Ministério das Telecomunicações, por exemplo, qualquer cidade que tenha conexão com a Internet é uma cidade digital. Devido à universalização das telecomunicações, praticamente qualquer cidade brasileira tem acesso à Internet -- mesmo que tenha que fazer uma ligação interurbana ao ponto de presença de Internet mais próximo.
Para outras pessoas, cidade digital é cidade que tem presença marcante na Internet, muitas vezes através de portais de governo eletrônico, ou e-gov, onde a população pode solicitar serviços da prefeitura e acompanhar online a prestação de contas da prefeitura.
Mas para um número crescente de contextos, cidade digital significa uma cidade amplamente coberta por uma rede sem fio integrada, que permite acessar a Internet, em geral oferecida gratuitamente pela municipalidade, ou por uma organização não governamental (ONG), caso em que o acesso pode ter um custo, em geral muito baixo.
Pela amplitude da oferta de acesso à Internet e por seu baixo custo, redes desse tipo têm um impacto grande na comunidade, tanto em termos educacionais, quanto em termos empresariais, como até turísticos.
A respeito do impacto na educação, a cidade de Sud Mennucci-SP é um bom exemplo brasileiro, pois seus estudantes têm tido bons resultados quando comparados com estudantes de outras cidades.
Quanto ao incentivo para o turismo, o exemplo brasileiro de Tiradentes-MG é relevante. Esta cidade turística passou a ser mais considerada por turistas que, mesmo em viagem, não querem perder o contacto com o resto do mundo através da Internet.
Os benefícios abrangem todas as áreas, da administração pública à educação, passando pela saúde e segurança e estendendo-se à economia do município que podem ser significativamente transformadas com as iniciativas de Cidade Digital. Alguns exemplos:
· Governo
Modernização da administração pública, com a integração, via computador, de todas as entidades diretas e indiretas; integração das estruturas tributária, financeira e administrativa; aumento da arrecadação tributária; melhoria da fiscalização; acesso mais imediato às informações e serviços; comunicação via VoIP (voz sobre protocolo de Internet).
· Cidadania
Instalação de telecentros a custos reduzidos; disseminação de terminais para consultas e reclamações por parte dos cidadãos; acesso à Internet para os cidadãos e produção de conhecimento.
· Educação
Integração das escolas a outras instituições de pesquisa e ensino; laboratórios de informática; acesso a acervos de livros e documentos históricos; capacitação dos professores.
· Saúde
Gestão integrada dos centros de assistência à saúde; interligação com serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil; uso de novas tecnologias, tais como videoconferência e telemedicina.
· Segurança
Interligação via computadores de órgãos como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros; instalação de câmaras de vigilância via Internet em pontos mais vulneráveis da cidade.
· Economia
Acesso à Internet sem fio para pequenos empresários; comunicação mais barata com entidades de classe ou empresários de outra cidade/região através da Internet ou da telefonia VOIP; incentivo ao turismo.
Essas infra-estruturas fortalecem a comunidade, promovem o desenvolvimento, além de todos os benefícios de economia, eficiência e produtividade para o gestor público através da integração de seus recursos. Ser uma Cidade Digital significa modernizar a gestão pública, oferecer novos serviços e facilidades aos cidadãos.
Aqui você tem o Roteiro Elaboração Proposta para transformar seu município em uma Cidade Digital.